[Acima] [Ilha Comprida] [4 LORENA] [Itatiaiuçu] [Cerquilho] [DXpedition 2005] [Mini DX Camp] [1a ECAR] [EDPOA]

Criado em 03/FEV/2005

14,15 e 16 de JANEIRO de 2005
Promovida pelo DXCB e o GRA

ATUALIZADA EM 17/03/2005

Desfile em todos os dias de carnaval na Ilha

Um pouco da ILHA:
Desde 1982, eu e minha família visitamos todos os anos uma das mais belas regiões litorânea da costa brasileira a Ilha Comprida. Por ser uma ilha oceânica, durante o dia, o clima é bem quente, mais durante a noite temos um clima temperado e muito agradável, pois a brisa do mar funciona como um verdadeiro ar condicionado.

A Ilha Comprida foi emancipada politicamente a pouco menos de 10 anos, até então a parte norte pertencia a Iguape e a parte sul a Cananéia, ocasião esta em que para se chegar a ilha tanto por Cananéia como por Iguape o único meio era a balsa ( Ferry Boat ).

Em parte era uma aventura inesquecível, pois em épocas como a do carnaval, já cheguei a ficar até 18 horas numa fila de balsa . Depois veio a possibilidade de marcar hora para travessia, ( ufa ) usei muito isso. E atualmente existe uma enorme ponte de concreto que liga Iguape a Ilha.

A caminho do DX CAMP:

Acho que em todos esses anos de ida para a ilha, desta vez não conseguia conter a ansiedade, como tenho parentes na ilha resolvi então levar minha esposa e filho e deixar na casa de meu primo, pois da casa dele ( boqueirão norte ) até o ponto de encontro  ( Pousada ) são apenas 49 Kms pela praia ( a ilha tem uma extensão de 76Kms, imagine uma praia deste tamanho NOTA: Sem poluição e em algumas partes sem população ).

Único meio de chegar lá na pousada é pela praia

Bom as 19:00HL ( ainda muito claro pelo fato do horário de verão ) deixei o boqueirão norte com destino ao boqueirão sul e dá-lhe praia. Este horário é bom pois a maré esta baixa, e existem alguns canais para se atravessar, consegui em alguns trechos acelerar até 120Kms por hora, pois a areia firme e as praias desertas assim o possibilitaram.

Este acima é o amigo Martim Jenny

A Chegada:

Foi muito fácil chegar na pousada, 49Kms em cima da marca aos exatos 19:50HL, lá estava ela, uma belíssima e aconchegante pousada a beira mar. Creio que da água do mar até a pousada não tenha mais que 80mts.

Ao chegar fui recebido pelo amigo Martin Jenny  que também acabara de chegar e o qual tive o prazer de dividir o quarto.

Meio ainda sem me encontrar, pois não conhecia ninguém fui até o restaurante da pousada, ( local usado para as escutas ) e logo fui recebido pelo Marcelo Bedene que como todo bom curitibano, logo tratou de me apresentar ao resto do pessoal que já estavam aproveitando o Gray Line. Nunca tinha visto tanto rádio e antenas juntos...

Bom peguei minhas tralhas, escolhi uma mesa e depois de um bom banho, lá estava eu no meio da turma. A pousada do Sr. Mario esta localizada numa das regiões mais isoladas da ilha, e a energia elétrica ainda não chegou por lá ( por isso Ruído Zero ).

Então do cair do sol até umas 22:00HL a energia elétrica é fornecida por um gerador, tempo suficiente para um banho quente e fazer a janta.

SEXTA-FEIRA A Primeira Noite:

Apesar de desinibido, esperei a janta ( que por sinal: êta comidinha boa essa do seu Mário, fogão a lenha, frutos do mar que o seu Mário ia buscar fresquinhos em Cananéia  ) para poder conhecer melhor o pessoal:

• Marcelo Bedene - Curitiba PR

• Arnaldo Slaen - Argentina do GRA

• Victor Castano - Uruguai

• Carlos Felipe - São Paulo SP

• Wilson Rodrigues - Itauna MG

• Ivan Dias - Sorocaba SP

• Martim Jenny - Santo André - SP

• William Bedene - Curitiba PR

• Renato Uliana - Guarulhos SP ( eu )

Após a janta, enquanto fazíamos digestão, aproveitamos para bater um bom papo na varanda do restaurante e falarmos um pouco sobre rádio e estes encontros e claro apreciando a maravilhosa noite estrelada e o desfile de luminárias e lanternas mais exóticas possíveis rs rs rs. Depois cada um foi pegando sua mesa e voltando para aquilo que viemos fazer " escutas ". Nesta primeira noite estava tão admirado e impressionado com as pessoas que acabará de conhecer que isso me deixou com insônia e acabei indo dormir lá pelas 05:00HL, mais bastaram 4 horas sono para que a ansiedade me tirasse da cama.

DXCB e GRA
Da esquerda para a direita Wilson, Martim, Arnaldo, Ivan, Victor, Marcelo o de Boné e o Carlos Felipe.

Clique para ampliar

Marcelo Bedene caçando com o JRC

MICHELL com seu Philips e uma LOOP DZ45

Arnaldo Slaen e seu SONY ICF-2010

SÁBADO "O dia seguinte":

Após o café da manha servido pelo seu Mário, e devido ser bem cedo, ( não tem nada interessante essa hora do dia para escutar ), alguns foram pegar uma praia e outros ficaram nas dependências da pousada aproveitando a oportunidade de bater um bom papo.
Com certeza eu era o mais novo por lá, e também o mais curioso, então procurei conhecer um pouco sobre cada um, como iniciaram no hobby, o que cada um faz, e etc... etc... e claro falar um pouco de mim para que eles pudessem me conhecer também.

13:00HL ou as 15:00UTC lá estávamos todos juntos para ouvir o "Altas Ondas" programa DX em idioma português transmitido pela Rádio Voz Cristã ( EUA via Chile ) em 17.660Khz pelo simpático apresentador Edson Bruno que fez referencias ao nosso encontro e ao encontro de Garopaba SC que ocorreu simultaneamente. Logo depois fomos almoçar e ops, já esta quase no horário do Gray Line novamente.

Clique aqui e veja um pequeno vídeo

Cada um começa devagar a ir pegando a sua mesa. O Marcelo pega um JRC e monta um posto de escuta do lado de fora ao lado da pousada, onde ficamos por várias horas caçando algumas emissoras africanas.

Ainda no final da tarde tivemos o privilégio de recebermos mais duas pessoa magníficas que se juntaram ao grupo.

• Pedro Machado - Lorena SP

• Michell - Osasco - SP

Acho que o nome deste site "Amantes do Rádio " deve-se muito por eu ter conhecido o Michell, pois ele tem verdadeiro amor ao rádio e tudo a ele ligado, pois além de radioescuta, o Michell é talvez o maior colecionador e restaurador de rádios antigos. Ao observar suas antenas Loops e o seu famoso Philips turbinado, logo se vê que se trata de uma pessoa muito zelosa e detalhista. Fiquei muito contente de conhecer pessoalmente o Michell e claro que a todos do grupo pois cada um de nós somos indivíduos e cada um tem a sua personalidade e qualidades especiais que o tornam únicos neste vasto universo.

Meu Primeiro DX em Ondas Médias foi exatamente as 01:50UTC na madrugada já o dia 16 onde pude sintonizar apenas com o SONY 7600GR e a antena de  ferrite interna a Rádio JEDDAH da Árabia Saudita em 1512KHz . A transmissão chegava forte e era transmitida em árabe, pude ali anotar um SINPO de 33323 e depois foram as FMs Caribenhas que do nada começaram a chegar de tal forma que ficamos todos admirados.
Confesso que até hoje a vinheta da rádio
95.3 HOT FM de Barbados ficou gravada em minha mente.

Como sábado seria praticamente as últimas escutas, pois no domingo depois do almoço estaríamos retornando, ficamos nos divertindo com as FMs do Caribe até as 04:00HL. Nota: A noite esta tão limpa e estrelada que era possível se ver de forma espantosa e a olho nu as chamadas nebulosas.

DOMINGO o último dia:

Depois de ir dormir as 04:00HL fui acordado lá pelas 07:00HL por uma imensa e barulhenta tempestade, os ventos zunian e as árvores pareciam que iam quebrar, logo vi que não se tratava de uma tempestade tropical, mas sim de uma frente fria vinda do sul e que possivelmente o tempo ficaria assim por dias, apesar do tempo bom na madrugada anterior, eu já havia comentado com o pessoal sobre um vento forte que vinha do SUL e que na Ilha o pessoal chama de "VENTO SUL" e que isso poderia significar  mal tempo por dias ( Fiquei sabendo que o tempo ficou feio por mais de 10 dias ).

O Carlos Felipe junto com o Ivan Dias e o Wilson Rodrigues partiram antes mesmo do almoço, pois eles ainda iam pegar a estrada e o acesso via Pedro Taques/Manoel da Nóbrega que passa pelo litoral da Praia Grande haja visto que para a região de São Bernado essa é a melhor opção.

O nosso amigo Martim Jenny resolveu ficar na pousada e retornar na segunda-feira.

O restante de nós almoçamos e saímos em seguida.

Eu voltei para a Ilha Comprida Boqueirão Norte, mais pela estrada ( 70Km a mais do que pela praia ), posei na casa do meu primo e eu e minha família subimos na segunda pela manhã.

Minutos antes de partirmos

Canal no dia seguinte e o santana do Michel

Sábado, Eu mostrando o TH-F6A p/ o Marcelo              Noite de Sábado lá pelas tantas

Consideração Final:

Fiquei muito feliz por fazer parte desta DX CAMP e assim poder conhecer pessoas maravilhosas, verdadeiros irmãos, companheiros, que tenho a certeza que serão para toda a vida. A experiência, a atenção, o carinho, a amizade, a fraternidade, foram pontos altos deste encontro e com certeza dos próximos que hão se realizar. O DXCB e o GRA estão de parabéns pelos membros e pela forma de tratarem uns aos outros como uma grande família, com muito respeito e carinho. Vou fazer o máximo para poder estar nos próximos.

NOTA
Se você nunca participou, fica aqui o meu conselho para experimentar esta experiência que com certeza será única e inesquecível e com certeza todos nós ficaremos muito contente, e quem sabe, na próxima, a sua foto não estará por aqui.

Um forte 73 a todos e boas escutas.

PU2LZB RENATO ULIANA
        20 de Fevereiro de 2005

Home | Acima

AMANTES DO RÁDIO © 2013 Todos os direitos reservados
E-mail: pu2lzb_renato@yahoo.com.br

"ELO RÁDIO", uma ligação em português ao mundo do rádio