[Acima] [IBOC] [DRM e IBOC] [DEGEN DE1103] [TECSUN PL-550 GRUNDIG Etón E10] [TECSUN PL-230 GRUNDIG YB550PE] [TECSUN PL-200 Grundig Etón E100] [SONY ICF-2010] [TECSUN DR920] [BCL-2000] [Loop DE31 TG33] [Fotos c/ Edson Bruno] [DXCB e HCJB] [Panasonic RF-B60] [Motobras Digital] [Braun T1000]



Criado em 03/FEV/2005

ENTREVISTA

Altas Ondas

Edson Bruno Entrevista ao vivo
com o webmaster
 Renato Uliana 
sobre o site
Amantes do Radio


Confira a entrevista que foi ao ar em 04/03/05

  Escute 

 

Desenvolvimento
PU2LZB Renato Uliana
Membro afiliado


 

 

Receptor Alemão " Braun T1000 "
Receptor cedido gentilmente para testes e fotos pelo amigo
Haroldo Zacharias
de Guarulhos-SP
( Clique nas fotos para ampliar )


O Haroldo é um antigo amigo de longa data, e outro dia conversando com ele sobre minha atual atividade no hobby, ele me falou que tinha um rádio alemão que o pai dele trouxe da Alemanha em meados de 1963. Ele cedeu o rádio para testes e fotos, e eu estou compartilhando com vocês um pouco desta maravilha.


Assim que cheguei em casa já fui logo tratando de ligar o rádio, e uáu que áudio... sem brincadeira, o áudio dele é marca registrada de todo bom equipamento alemão, na verdade você pode ajustar o áudio de diversas maneiras, "grave, agudo, médio, e acreditem até super bass ".


Ele possui uma grande e confortável escala muito fácil de se fazer a sintonia, e ainda conta com um botão de sintonia fina para dar maior precisão. Eu apenas usei este botão de sintonia fina em SSB.
Como vocês podem ver ele é cheio de botões e possui sintonia de AM e FM em dial separado.


Ligado na antena externa ( Long Wire de 20mts ) ele possui um trimmer para ajustar com precisão a melhor sintonia da antena externa. A recepção da antena interna é muito boa também. Ele possui uma antena telescópica de 1,60 para AM e duas antenas telescópicas menores para a banda de FM. As entradas de antena externa são separadas para AM e FM.


Comparado em tamanho com o meu SONY ICF-SW55 logo se vê que ele é bem maior. Em termos prático ele não chega a ter a sensibilidade do SW55, mais chega muito perto, porém em compensação o áudio dele pareceu ser mais limpo, creio ser devido a alta fidelidade do amplificador e sem duvida da excelente acústica.


Já na parte interna, pode-se observar que não se trata apenas de um rádio grande... mais, de um receptor bem projetado, e muito arrojado para a sua época. Possui uma bela e grande antena interna de ferrite para OM e OL. Tudo muito bem distribuído e inclusive todos os transistores possuem um pequeno espaçador que os mantém na mesma distancia da placa.


Veja que apesar de todos esses anos, não existem marcas de oxidação nas partes internas e na parte externa também... Os indutores e a chave seletora de banda são totalmente fechados e não apresentou qualquer sinal de mal contato, apesar de todos esses anos...


O equipamento esta tão bem conservado, que ainda possui todos os manuais e catálogo originais, realmente é muito prazeroso escutar um programa de rádio em um equipamento destes...


É isso ai moçada, espero que tenham gostado das fotos na verdade eu e o rádio temos as mesma idade ( sou de 1963 ) mais confesso que o rádio esta muito mais conservado do que eu... rs rs rs...

Um forte 73 e boas escutas !

 


   Home | Acima 

AMANTES DO RÁDIO © 2013 Todos os direitos reservados
E-mail: pu2lzb_renato@yahoo.com.br
 

"ELO RÁDIO", uma ligação em português ao mundo do rádio