Criado em 03/FEV/2005

PU2LZB Renato Uliana
Membro afiliado

Visitas desde 12/11/2006

Clique nas fotos desta página para ampliar !

Desde a minha primeira ida a Pousada do Ruído Zero ate hoje, foram contabilizados ao todo 9 encontros DX em um período de apenas 22 meses que abrange Janeiro de 2005 á Novembro de 2006 ou seja um encontro a cada 2 meses e 13 dias. Me sinto privilegiado, pois ao longo desses vários encontros pude fazer grandes amizades o que sem dúvida para mim esta acima de qualquer escuta difícil.

Recentemente realizamos outro encontro na tão famosa Pousada do Ruído Zero que ocorreu nos dias 01, 02, 03, 04 e 05 de Novembro de 2006, dessa vez participaram ao todos 20 radioescutas das mais diversas regiões:

Participantes

• Márcio Martins - Registro
  • Marcelo Xavier - Mato Grosso do Sul
  • Renato Uliana - Guarulhos-SP

Um encontro DX é sempre uma oportunidade de renovar as amizades, rever os velhos e bons amigos, fazer boas escutas, testar e comparar novos produtos e equipamentos e claro, havendo tempo e local apropriado conhecer e desfrutar um pouco das belezas naturais da região. A pousada do ruído esta localizada numa das mais belas regiões do Brasil na Ilha Comprida. A ilha Comprida possui 74 Kms de extensão, e pode ser dividida em duas partes:

• Boqueirão Norte - Região urbanizada  situada mais próxima de Iguape.

• Boqueirão Sul - Região preservada pelo Ibama e situada mais próxima de Cananéia

Nossa pousada fica a 10Kms do Boqueirão Sul e 45Kms do Boqueirão Norte em plena região de preservação e proteção ambiental, assim temos 74Kms de praias limpas sem qualquer tipo de poluição e e na sua maioria desertas. A ilha Comprida é praticamente uma extensão da reserva ambiental do Parque nacional do Juréia. Ao atravessar a balsa de Cananéia para a Ilha Comprida pudemos observar um grupo de diversos golfinhos que se aproximaram para nos observar e depois saltaram sobre a água nos dando um show a parte. Sem dúvida nenhuma contemplar tais belezas naturais como um por de sol numa praia deserta, onde o silêncio só é cortado pelo barulho das ondas do mar, faz com que paremos para refletir um pouco sobre os valores da vida e da NATUREZA.

O início da aventura e a saída de São Paulo:
Deixei Guarulhos por volta das 07:30 de quarta-feira ( 01/11/06) com destino ao bairro da Aclimação para pegar o amigo Paschoal que foi conosco. A chuva e a véspera de feriado contribuiu para que São Paulo tivesse um congestionamento monstro de 180Km já as 8 horas da manhã. Após 26Kms e 3 horas (uma média de 8,6Km/h) cheguei a residência do amigo Paschoal que durante o trajeto procurei ouvir uma emissora que ia dando boletins sobre o caos do transito de São Paulo e das estradas, assim fiquei sabendo que o transito na BR116 estava comprometido devido a um grave acidente na altura de São Lourenço e depois outro na serra de Miracatu. Assim mudamos nosso trajeto e fomos pela baixada santista sem maiores problemas. Deixamos São Paulo as 10:30 e chegamos na cidade de Registro por volta das 13:00 ai paramos para almoçar, mandei um torpedo para o Marcelo Bedene que já estava em Cananéia para almoçar.

Após nossa merecida refeição seguimos viagem, e já quase chegando em Cananéia, conseguimos contato com o Marcelo Bedene por meio de nossos rádios da Faixa do Cidadão ( PX ),  eu exatamente na ponte de Cananéia e ele já aguardando a balsa ( uns 17Kms um do outro ), acabamos atravessando juntos e chegamos na pousada por volta das 15:00. Fomos os primeiros a chegar e como sempre o nosso anfitrião o Comandante Mário Ferraz já nos aguardava. Na verdade o primeiro a chegar foi nosso amigo Mauricio, mais como chegou cedo ( antes do almoço ) deixou o carro carregado lá e foi conhecer a região.

Clique aqui e conheça o comandante Mário Ferraz

Após desembarcarmos na pousada, tomei uma bela ducha e passei uma boas camada de repelente, pois como sempre, uma bela e calorosa recepção de mutucas já nos aguardavam prontas a nos atacar...
Montamos nossos postos de escutas e enquanto isso aproveitamos para ir colocando nossas conversas em dia em quanto aguardávamos o restante do pessoal que ainda chegaria na quarta-feira. Alguns não resistiram e cairam na praia para um prazeroso banho de mar ao fim da tarde.

Na sequência chegaram mais 6 amigos:
Carlos Felipe, Wilson Rodrigues, Marcelo Xavier, Flávio Archangelo, Gustavo e Carlos de Santos. Neste momento éramos 10, sabendo de nossas estadias seriam de 4 noites, foi irresistível não colocar o papo em dia e conhecer pessoalmente os mais novos visitantes.

Esticamos antenas de fio dos mais diversos tamanhos e direções, alguns trouxeram fios com 300 metros.

A janta foi servida por volta das 20:30 e como sempre é uma hora oportuna para um bom bate papo coletivo, pois todos estão reunidos em volta da mesa. Como sempre nosso cardápio foi bem variado durante todos os dias: Salada de Maionese, Pescadinhas, Frango Ensopado,  Bife, Bife a Milanesa, Peixe ensopado e Pirão juntamente com arroz e um feijaozinho gordo muito saboroso.

A ansiedade e a expectativa para as TEP ( Propagação Transequatorial ) eram gandes e já por volta das 21:30 começamos a ouvir Barbados na região do Caribe ( uns 7.000Km  de ponto a ponto ), aproveitei a oportunidade para testar alguns receptores tanto na antena direcional do amigo Archangelo como na simples vareta telescópica. Veja abaixo a ordem de melhor qualidade e sensibilidade de alguns RX:

TESTES DE ALGUNS RX EM MODO FM

1. SANGEAN ATS-909 - Melhor qualidade de sinal e excelente áudio.

2. DEGEN DE1103 e GRUNDIG YB-400 - Boa qualidade de sinal e de áudio

3. SONY ICF-7600GR e ICF-2010 - Razoável qualidade de sinal e de áudio

NOTA: Eu o Marcelo Bedene e o Archangelo chegamos a conclusão que o SANGEAN ATS-909 é os melhor receptor de FM tanto para emissões locais como para a prática do dxismo. Enquanto o sinal e o áudio se desvanecia nos demais, no SANGEAN ATS-909 a qualidade era mais predominante com menos estática e com um áudio bem mais claro e nítido. Não conseguimos decodificar nenhuma emissora de RDS da região do Caribe, apenas as nacionais de São Paulo e Curitiba.

Escute duas das escutas em FM da região de  Barbados:   92.9 Mhz   e   94.7 MHz

Chegada dos demais:
Fran, André de Indaiatuba-SP mais o amigo Marcus Campanário de Pirassununga-SP e Ivan dias de Sorocaba, o cunhado do Marcelo Bedene, o Toni de Curitiba, Pedro Machado de Lorena, Valdemar e Pedro de Caieiras e na sexta a feira a noite o amigo Márcio Martins de Registro.

Com todo o grupo reunido, tivemos muitas horas de lazer e descontração durante o dia e a noite muitas escutas...

O amigo Fran juntamente com o André, tiveram de partir na sexta pela manhã devido a um compromisso, mais aproveitamos ao máximo o tempo juntos para nos conhecer e trocar muitas idéias, sempre é claro, cercado de outros amigos, algumas cervejas e pela exuberante natureza local. O Fran e o André eu ainda não os conhecia, mais esses encontros e o rádio nos deixou tão a vontade no  bate papo que parecíamos nos conhecer a pelo menos uns 20 anos, coisas do rádio.

Na sexta feira durante o jantar o DXCB representado pelo Carlos Felipe realizou o sorteio de 01 receptor novo na caixa  o TECSUN World Band PL-230 e um belíssimo e sofisticado filtro externo de áudio mod. DATONG FL-2 de fabricação inglesa. O amigo Valdemar Scaquetti foi o ganhador do Rádio TECSUN PL-230 e o Amigo Pedro Machado foi o felizardo ganhador do filtro.

Vale ressaltar que o filtro DATONG FL-2 novo na caixa foi doado ao DXCB pelo amigo PY2UAJ Ulysses Galletti que apesar de não poder participar deste encontro, doou gentilmente o filtro para enriquecer e alegrar ainda mais o nosso dxpedition 2006. Nosso muito obrigado ao amigo Ulysses.

A pedido do pessoal levei alguns receptores e acessórios disponíveis para a venda que puderam ser apreciados pessoalmente e alguns foram vendidos com preço especial e com desconto devido o evento.

Foram apresentadas também em primeira mão a nova coleção de camisas do DXCB, tanto as polos como as camisetas de gola que agora contam com cores mais modernas e vivas, e todos aprovaram e em breve disponibilizaremos as mesmas em nossa lojinha do radioescuta.

Apesar deste ano ter chegado a luz elétrica na pousada, procuramos deixar a luz do refeitório desligada e por dois dias seguidos a luz simplesmente sumiu, assim ficamos completamente no meio do apagão, ai foi aquele festival de lanterninhas, luminárias e etc... quase todas usando a nova tecologia de LED Ultra Bright.

No sábado estávamos todos ansiosos pela tão esperada transmissão da Rádio Sta. Helena em 11092,5 kHz no modo USB, de imediato a recepção estava muito ruim e com bastante oscilações, e para piorar as coisas o modo SSB é recomendado apenas para a transmissão de vóz por possuir uma largura de banda bem estreita sons como música por exemplo já são ruins em SSB de natureza. Após todos estarem um tanto decepcionados com a qualidade, voltei a ligar o SANGEAN ATS-909, apesar de estar recebendo um pouco melhor do que os demais, desliguei o mesmo da antena long wire e liguei o mesmo a uma Loop DE31 da DEGEN e eureka... o sinal e a qualidade de áudio aumentaram perceptivelmente, tanto que o Marcelo Bedene que estava ao meu lado não pensou duas vezes montou também a sua DE31. Chegamos a conclusão que o SANGEAN ATS-909 ganhou em fidelidade e sinal no modo SSB, assim pela ordem abaixo os melhores resultados em SSB:

TESTES DE ALGUNS RX EM MODO SSB

1. SANGEAN ATS-909 - Excelente sinal firme S9 +10 e S9 +20

2. SONY ICF-SW7600GR e ICF-2010 - Boa a excelente

3. GRUNDIG YB400 e DEGEN DE1103 - Razoável

Gravação da Rádio Sta. Helena com o ATS-909 + DEGEN DE31 + DVR 3880 escute aqui

Clique aqui para ver os
LOGGINGS REALIZADO PELO AMIGO FLÁVIO ARCHANGELO

Já em Ondas Médias o Bedene como sempre captou várias emissoras da África e Oriente Médio, e nesse caso o GRUNDIG YB400 foi imbatível, comprovando assim a teoria que todos os rádios se completam e não existe um receptor bom para tudo.

Alguns foram embora no sábado, outros no domingo e outros na segunda-feira. Eu com minha família e o Marcelo Bedene com o seu Irmão William, saímos pela manha antes do almoço, pois dessa vez combinamos dar uma passada na tão falada Caverna do Diabo que fica localizada no Parque Nacional do Jacupiranga a uns 130Kms da Pousada sendo que destes 50kms estavam no meio de nosso caminho, dai aproveitamos para almoçar num restaurante localizado na entrada do parque e passar o resto do dia juntos, foi sem duvida compensador pois além das belezas naturais da região, a companhia agradável desse 2 Bedenes, a Caverna é simplesmente deslumbrante tanto em tamanho como em beleza. A Caverna possui 12 Kms de extensão, mais apenas 600 metros estão abertos a visitação. Na verdade esses 600mts mais parecem uns 2 Kms de tantas galerias e salões em vários níveis, em alguns deles parecíamos estar dentro de uma enorme igreja quando olhávamos para o teto. O salão mais alto fica a 70 mts de altura da entrada da Caverna, mais todo o trajeto é bem iluminado e com boas escadas.

É isso ai gente, vou deixar mais algumas fotos de nossa aventura e espero em breve voltar a pousada ou outro evento e poder dividir um pouco da emoção e aventura com vocês.

Se desejar ver mais fotos, acessem a página de fotos do amigo Marcelo Bedene:

Um forte 73 a todos e boas escutas.

PU2LZB RENATO ULIANA
       11 de Novembro de 2006

AMANTES DO RÁDIO © 2013 Todos os direitos reservados
E-mail: pu2lzb_renato@yahoo.com.br

"ELO RÁDIO", uma ligação em português ao mundo do rádio